Parlamento dos Jovens e Euroscola: eu vou!

  
euroescolas1

Armindo, Gonçalo e Adolfo; Maria Isabel e Xaviel são os representantes da Secundária Santa Maria Maior no Parlamento dos Jovens e Euroscola.

Parlamento Europeu

O concurso Parlamento dos Jovens incentiva os jovens a participarem e a exerceram os seus direitos civis. Após a selecção dentro da escola, os grandes representantes da Secundária Santa Maria Maior são Armindo Carvalho, Gonçalo Rêgo e Adolfo Manso.

Neste concurso são explorados temas da actualidade, nomedamente sociais e políticos. Segue-se um debate de procura de soluções para os problemas apresentados. O tema escohido este ano foi a República e o objectivo é "reinstituir os princípios republicanos e torná-los mais presentes na sociedade".

Euroscola

Maria Isabel Alves, do 11.º A, foi escolhida para representar a escola, ao lado de Xavier Sal de Arriaga, num outro concurso promovido pelo Parlamento Europeu. É o Euroscola. Numa vertente mais artística, como nos conta Maria Isabel, "o objectivo é criar, de uma forma criativa e artística, uma apresentação que deve captar ao máximo a atenção de quem nos ouve. Este ano tema é a Exclusão Social e Irradicação da Pobreza".

Ambos os concursos são desenvolvidos na disciplina de Português, na qual os alunos contam com o apoio de professora Glória Viana.