TAD #1: Destino: Barcelos. Experiência única: That's All Digital.

  

DSC 9118

No primeiro dia da Semana Digital do IPCA, 50 participantes de diferentes pontos do país tiveram oportunidade de travar um primeiro contacto com o campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e, graças a um divertido peddy-paper, com "a cidade do galo" que acolhe esta instituição de ensino. Em ambos os casos foi amor à primeira vista.

Vieram de vários recantos do País, aos poucos, às vezes já partilhando o mesmo autocarro ou carruagem de comboio mas sem imaginar que ali mais à frente, em Barcelos (que galo!!), os destino os voltaria a juntar para disfrutar de 6 dias únicos. O primeiro dos 50 participantes a chegar à segunda edição da That's All Digital foi Vasco. Viajou a noite toda, nem dormiu. Bateu-nos à porta às 5h30, vindo de Lisboa. À hora de fecho desta edição ainda não se tinha deitado...

DSC 9171

Depois chegou Nuno Francisco, cuja mãe, professora, nos frisou a importância destas oportunidades para o seu filho conhecer mundo, descobrir outras realidades, habituar-se a ser mais independente, refletir sobre o caminho futuro nos estudos e fazer amigos. Sim, tinha o coração apertadinho, já que era a primeira vez que se separava da sua cria para algo do género, mas assim que conhecera o projeto das academias Forum Estudante na feira Qualifica, não mais hesitara sobre o seu valor. E já referimos que é tudo grátis?

 

DSC 9292

 

Boas-vindas à segunda edição

Reunido finalmente o grupo, este ano notoriamente mais masculino que na edição inaugural, foi tempo de rumar aos campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave para uma divisão por equipas – branca, vermelha, azul e verde – rivais em alguns desafios, mas companheiras nestes dias de pura descoberta. Maria José Fernandes, presidente do IPCA, a sua equipa de comunicação e algum corpo docente, deram formalmente as boas-vindas à jovem comitiva. Que não se espantem se no final verterem uma lagrimazinha de saudade, foi-lhes avisado, tão intensa é a experiência de conhecer "a escola dos crescidos" e de construir novas amizades. Entusiasmado com esta 2.ª edição, o IPCA mostrou então, em termos genéricos, a sua oferta formativa. Um assunto a esmiuçar ao longo dos próximos dias.

 

DSC 9275

Reforçar laços caminhando

E qual é a melhor forma de conhecer Barcelos? Um peddy-paper pelo centro histórico, claro está. Assim pensou, e melhor executou o IPCA. O Largo e a Torre da Porta Nova, o Jardim das Barrocas, a Estátua do Bombeiro, o Campo da Feira, o Parque da Cidade, a Ponte Medieval, a Câmara Municipal, o Teatro Gil Vicente e o Templo Bom Jesus da Cruz foram alguns dos ex-líbris da cidade percorridos neste jogo. Foi aqui que verdadeiramente as conversas entre os participantes passaram do "de onde vens, para onde vais?'" para temas mais pessoais. Uma vez que os desafios apelavam à originalidade, muito democraticamente assistiu-se à partilha de ideias e, aqui e ali, começaram a revelar-se algumas personalidades mais criativas. Crescer também é isto. O primeiro dia terminou em tom de festa, com um jantar volante ao som das tunas mista e principal do IPCA, cantando modinhas destes e de outros tempos. 

DSC 9307