Em Pinhel, 750 estudantes ajudaram a Natureza

  

IMG 0708

Agrupamento de Escolas de Pinhel mobilizou todo o seu corpo estudantil para uma ação de reflorestação, inserida no Dia Nacional da Agricultura, do Programa Redescobrir a Terra. No total, durante a manhã de hoje, 750 estudantes plantaram 700 árvores. 

Aos poucos, os estudantes vão preenchendo o terreno que receberá 700 sobreiros. Com o auxílio de um megafone, um dos professores vai convocando os alunos por ano de escolaridade, indicando-lhes uma zona de plantação. Depois, é Gastão Antunes, outro dos professores organizadores desta atividade, que dá a explicação final: “Peguem nos sobreiros. Onde virem uma fita, é para plantar”.

O terreno – um baldio cedido pela Junta de Freguesia do Bogalhal – foi devidamente lavrado e marcado por técnicos da Câmara Municipal de Pinhel, antes da chegada dos estudantes. Tudo para que, na manhã de hoje, os estudantes do AE de Pinhel (do pré-escolar ao ensino secundário) pudessem colocar as mãos na terra e plantar 700 sobreiros.

IMG 0759
IMG 0825

A iniciativa, explica Gastão Antunes, nasceu há já algum tempo, depois dos incêndios do último verão. “Como todos os portugueses, ficamos chocados”, recorda.

Nesse contexto, foi criada esta ação de reflorestação, numa zona lavrada pelo fogo. Também a preparação começou há meses. Para além do enquadramento em sala de aula, a ação incluiu a recolha de milhares de bolotas, em novembro, durante a Semana da Floresta Autócone. Depois, foi acelarado o processo de germinação e vegetação, na escola e nas estudas da Câmara Municipal, respetivamente.

IMG 0771
IMG 0810

No total, foram criadas 1200 plantas de sobreiro, que serão plantadas no futuro. As 700 plantas de hoje, contudo, têm outra origem: foram oferecidas pela empresa de papel Navigator, com a Forum Estudante a fazer a ponte entre as duas entidades. Ambas estiveram presentes hoje, em Pinhel, com a The Navigator Company a fornecer t-shirts e badges do seu projeto “Protetores da Floresta” que explicam os quatro passos para a plantação de uma árvore.

Ajudar a natureza
A frase forte, realça o professor, é “ajudar a Natureza a recuperar”. A escolha por envolver todos os alunos do agrupamento explica-se pela vontade de evidenciar que “as grandes mudanças no Mundo se fazem de pequenos contributos” e como “750 estudantes podem fazer uma floresta”. 

No terreno, esteve também presente o Presidente da Câmara de Pinhel, Rui Ventura, que destacou a iniciativa como “louvável, em todos os aspetos”, ao colocar em evidência “o quão difícil e importante é proteger a Natureza”. “Esperemos que, dentro de pouco tempo, possam voltar e proteger o crescimento destas árvores”, concluiu.

IMG 0813
IMG 0886

O futuro desta plantação está também previsto no protocolo assinado entre o Agrupamento de Escolas, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia. Caberá a estas duas últimas entidades a manutenção do espaço, revela o professor Gastão Antunes.

A voz de quem planta
Para a estudante Mariana Joana, de 16 anos, esta não foi a primeira vez que plantou uma árvore. Há pouco tempo, conta, participou numa ação de plantação de amendoeiras pelo Corpo de Volutários da escola. Plantado o seu sobreiro, Mariana considera que “cada um de nós deveria plantar uma planta – é essencial para ajudar o meio ambiente e para lutar contra os que querem destruir a Natureza”.

IMG 0932

A seu lado, Inês Gomes, de 15 anos, conta que, enquanto plantava, “sentia que estava a fazer uma boa ação”. A tarefa, realça, foi fácil, “o que mostra como toda a gente poderia ajudar”. Essa opinião é partilhada por Gabriel Pinto, 16 anos, que deixa mesmo um pedido aos leitores da FORUM: “apareçam em Pinhel para dar uma ajuda”.

Já perto do final da manhã, junto à placa comemorativa que assinala os nomes de todos os estudantes e professores envolvidos nesta ação, encontramos duas estudantes. Alexandra Silva começa por destacar a importância deste tipo de ações, “não só para quem planta, mas também para os seus filhos”. A seu lado, é Andreia Gaspar que completa: “daqui a muitos anos, poderemos passar aqui e lembrar-nos que ajudámos a plantar”.

IMG 0941
IMG 0935