Diogo Piçarra lança livro pedagógico “Os Tvgas”

  

CAPA FINAL-01

Projeto pedagógico de promoção da Língua e Literatura Portuguesa da autoria do músico será apresentado a 1 e 2 de outubro, em Almeida, Palmela e Seixal.

Os Tvgas é o nome da segunda obra da Coleção Reinventar por Diogo Piçarra, editada pela Betweien e assinada pelo músico Diogo Piçarra. No livro, que integra um projeto pedagógico mais alargado, o leitor ingressará numa viagem íntima do autor pela obra camoniana Os Lusíadas. Os cinco séculos que separam Piçarra de Camões foram o mote para a investida do autor, numa odisseia por mares e continentes, desta feita, não para desbravar novos mundos, mas para descobrir, conhecer e dar a conhecer portugueses e portuguesas que partiram de Portugal.

Os dez cantos de Os Lusíadas transformam-se, pela mão de Piçarra, em dez cantos do globo terrestre, onde o autor desembarca para encontrar emigrantes portugueses, que dão cartas na ciência, no ensino, na restauração e hotelaria, no desporto, nos negócios, entre outras áreas, e sobre quem poetiza. Piçarra selecionou algumas estâncias de cada canto d'Os Lusíadas e, inspirado pelas mesmas, versa sobre a vida de quem teve de sair do seu país natal para procurar realização pessoal e profissional.

A abrir cada canto, o leitor encontrará o passaporte destes portugueses, com dados sobre a sua identificação, mas, será somente nos poemas de Piçarra que o mesmo conseguirá vislumbrar a alma lusitana de cada um/a deles/as. O livro está ainda guarnecido de outras ferramentas que, com toda a certeza, enriquecerão a experiência daqueles que decidam entrar nesta viagem: Um mapa com a rota de Piçarra pelo mundo e de Vasco da Gama até à Índia e as letras das músicas que Diogo Piçarra escreveu e musicou para o projeto, são apenas alguns dos materiais que o leitor encontrará em Os Tvgas.

Os Tvgas faz parte de um projeto homónimo que estará nas escolas, com professores e alunos do 3.º ciclo de escolaridade e Ensino Secundário, não apenas para a apresentação e debate sobre o livro, mas também para assistir à dramatização da obra, uma adaptação ao teatro do conteúdo do livro, e à performance musical dos temas, que o autor e músico compôs para o projeto.

O projeto será apresentado a 1 de outubro, no Auditório do Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso, em Almeida, às 10h20, e no dia 2 de outubro, na St. Peter's International School (Palmela), às 10h15, e também no Colégio Guadalupe (Seixal), às 15h00. 

Mais informações sobre o projeto aqui