Livro revela o poder curativo dos "banhos na floresta"

  

Shinrin Yoku

Sofres de stress e tensão muscular? Então experimenta caminhar pela Natureza com os sentidos bem despertos. É o que propõe a obra 'shinrin-yoku', do professor universitário Yoshiifumi Miyazaki.

A 26 de abril, a editora Albatroz publica o livro shinrin-yoku, de Yoshifumi Miyazaki, professor da Universidade de Chiba e principal impulsionador da investigação científica sobre os efeitos desta prática cultural japonesa, os "banhos de floresta". Esta é uma das grandes tendências de combate ao stress.

 

Shinrin-yoku é, precisamente, o ato de caminhar pela floresta, estando plenamente presente e com os sentidos despertos. Os benefícios comprovados desta prática, que vão desde a diminuição da pressão arterial (observável logo após 15 minutos de atividade), à redução do stress e da tensão muscular, demonstram que o regresso à Natureza e o contacto com árvores e plantas pode ser um poderoso aliado na melhoria do bem-estar físico e emocional. Acredita-se que também fortalece o sistema imunitário, acelera a recuperação na doença, melhora a qualidade do sono, aumenta a capacidade de concentração e reforça a intuição.