Programa Erasmus faz 30 anos

  

 1

Programa europeu de mobilidade para estudantes celebra amanhã o seu 30.º aniversário. Portugal também acolherá eventos de comemoração. 

O aniversário do programa será celebrado com uma cerimónia oficial, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, bem como em cada um dos 33 países abrangidos no programa. Portugal não será exceção e acolherá, segundo a informação disponibilizada, em 12 eventos que incluirão mais de 8000 participantes. Podes consultar a lista de atividades em:https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/anniversary/events_en?country=180

No total, 9 milhões de jovens europeus beneficiaram do Programa Erasmus, desde 13 de junho de 1987. Por essa razão, um dos focos desta celebração estará também no testemunho dos antigos estudantes "cujas experiências e conquistas serviram de modelo para as geraões mais jovens", destaca a Comissão Europeia, em comunicado. Desta forma, na cerimónia de amanhã, em Estrasburgo, 33 representantes de cada um dos países receberá um prémio que assinala a passagem a marca dos 9 milhões.


Testemunho em vídeo da italiana Martina Caironi (Fonte: Canal do Youtube da Comissão Europeia)

De igual forma, a agenda contempla ainda debates comunitários, onde os participantes "poderão dar o seu contributo para construir o futuro do Erasmus+, pós 2020", acrescenta a mesma fonte.

erasmus may-en- 1

A cerimónia marcará ainda a apresentação de duas inovações relacionadas com o Erasmus: o lançamento de uma aplicação para telemóveis (Erasmus+ mobile app) e de uma plataforma (Erasmus+ Generation Online Meeting Point). A primeira servirá para "facilitar o acesso ao programa e dar apoio para retirar o melhor das suas experiências", enquanto a segunda procurará assumir-se como um espaço de "discussão, planeamento de eventos, partilha de ideias, comentários e sugestões", tendo em vista o futuro do programa.  

Colocando ainda em evidência os testemunhos da "Geração Erasmus", a Comissão Europeia lançou uma plataforma que agrega as histórias de diversos antigos estudantes, organizados por país. No espaço reservado a Portugal, podemos encontrar testemunhos tão diversos como os do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, ou do cantor Diogo Piçarra. Podes saber mais aqui: https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/anniversary/all-stories_en?country=180

06