Universidade Europeia desafia estudantes a criarem novas rotas turísticas na periferia de Lisboa

  

Universidade Europeia campus Quinta do Bom Nome1

A Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia lança a iniciativa Lisbon Alternative Experiences. Setúbal, Sesimbra, Palmela, Vila Franca de Xira, Montijo, Alcochete, Seixal, Moita, Barreiro, Mafra, Almada, Oeiras, Loures, Odivelas e Amadora são as zonas abrangidas por este projeto.

A cerimónia de lançamento oficial contou com a presença do professor Pedro Barbas Homem, Reitor da Universidade Europeia, da professora Antónia Correia, diretora da Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia, e de representantes do Turismo de Portugal, parceiro da iniciativa.

A Lisbon Alternative Experiences tem como objetivo potenciar novos elementos turísticos capazes de oferecer uma experiência multidimensional, a aplicação de melhores práticas internacionais de inovação turística e a descentralização das visitas para fora do eixo histórico da cidade de Lisboa, mantendo ou aumentando o número de turistas e respeitando a capacidade de carga ambiental e social da cidade.

O projeto pretende desafiar a região para novas formas de atração turística e propõe aos estudantes de todas as licenciaturas da Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia o desenvolvimento de projetos em três grandes zonas: Arrábida (Setúbal, Sesimbra e Palmela), Arco do Tejo (Vila Franca de Xira, Montijo, Alcochete, Seixal, Moita e Barreiro) e concelhos limítrofes a Lisboa (Mafra, Almada, Oeiras, Loures, Odivelas e Amadora).

Cada um dos projetos deve criar experiências heterogéneas, com o envolvimento de entidades locais, públicas e privadas, direta ou indiretamente ligadas à gestão deste território geográfico. As propostas devem incidir sobre um tema que caracterize a zona eleita e para a Arrábida foi identificado o tema "Vida Saudável" ou "Animação Turística", para o Arco do Tejo, a "Educação Social" e as "Lendas e tradições", já os concelhos limítrofes a Lisboa vão receber projetos relacionados com "Arte" e "Património Material".

Os projetos, apoiados pelos docentes, serão avaliados até 30 de novembro e a 20 de dezembro realiza-se a apresentação pública dos projetos finalistas para avaliação pelas entidades públicas. As categorias a prémio são as seguintes: melhor apresentação pitch; melhor visual poster; melhor projeto em área definida; melhor ideia; melhor plano comercial; projeto mais rentável; melhor projeto gourmet saloio e melhor projeto Lisbon Alternative Experiences 2018.

A Universidade Europeia é a instituição de referência na área do ensino e investigação em Turismo e oferece uma licenciatura global, totalmente lecionada em inglês, em Hospitality and Tourism Management, as licenciaturas em Turismo e em Gestão Hoteleira, o mestrado em Gestão do Turismo e da Hotelaria, o doutoramento em Gestão do Turismo e, por último, no âmbito da Formação Executiva, as pós-graduações em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos e em Gestão Hoteleira, em Lisboa e no Porto.