Universidade do Minho Inaugura SAP Next-Gen Lab

  

uminho

Instituição acaba de inaugurar o laboratório SAP Next-Gen LAB@UMinho, no campus de Azurém, em Guimarães.

 

A nova plataforma vai permitir aos estudantes das áreas de Tecnologias e Sistemas de Informação a exploração de soluções transversais a todos os setores de mercado, combinando aplicações de negócio, big data e Internet of Things. O projeto resulta de uma parceria entre a UMinho e a multinacional SAP, líder de mercado em software e aplicações empresariais.

Este SAP Next-Gen LAB está associado a um laboratório de atividades pedagógicas do DSI da Escola de Engenharia da UMinho. A estrutura pretende promover a interação de docentes, investigadores, alunos, aceleradores, start-ups e spin-offs do ecossistema da academia com os clientes, parceiros e especialistas da SAP, tendo em vista o desenvolvimento de tecnologias e metodologias inovadoras, que sejam motoras da transformação digital nos indivíduos, nas empresas, nos mercados e na sociedade.

A valência visa ainda facilitar a educação de estudantes e profissionais, o contacto de alunos e graduados da UMinho com as empresas que procuram recrutar a próxima geração de líderes da transformação digital, a execução de projetos envolvendo tecnologias disponibilizadas pela SAP, bem como ser um espaço de demonstração de tecnologias e aplicações dirigido a empresas abertas à exploração de inovações disruptivas e que procuram os benefícios da transformação digital, entre outros objetivos. Enquadrado na rede SAP Next-Gen, este laboratório para fins educativos vem juntar-se às 110 universidades de 34 países que também constituíram igual iniciativa ao longo do último ano e meio.

"O principal propósito do SAP Next-Gen Lab@UMinho é permitir às empresas nacionais, através do nosso ecossistema, a exploração de inovações e negócios disruptivos e com propósito, com claros benefícios para a sua competitividade e diferenciação, de forma a colocarmos o país na rota da inovação mundial ao nível da transformação digital", realça o pró-reitor Guilherme Pereira. Já o diretor-geral da SAP Portugal, Luís Urmal Carrasqueira, refere que "esta estrutura desempenha um papel fundamental no ecossistema de inovação português, ao preparar os futuros líderes da transformação digital e ao aproximar os estudantes e investigadores das empresas. A sua génese contribuirá para a criação de modelos de negócios inovadores e projetos digitais que ajudarão a colmatar as necessidades da sociedade".