Celebrando o Dia Mundial da Biodanza

  

Biodanza 1

Associação Portuguesa de facilitadores de Biodanza organiza o Dia Mundial de Biodanza com Aulas abertas por todo o país. A 22 de abril, às 16h00, decorrem eventos em simultâneo em Aveiro, Barcelos, Faro, Guimarães, Lisboa, Porto e Setúbal.

O Dia Mundial da Biodanza foi instituído a 19 de abril, por ser o dia de nascimento de Rolando Toro, fundador do sistema Biodanza. Em Portugal será celebrado a 22 de Abril com aulas abertas em vários pontos do país, a dançar à mesma hora em Aveiro, Barcelos, Faro, Guimarães, Lisboa, Porto e Setúbal.

A Biodanza é um sistema proposto por Rolando Toro, de «integração afetiva, renovação e bem-estar orgânico, e reaprendizagem de conexão com a vida, através da música, do movimento e do encontro em grupo, que permite desenvolver os potenciais humanos de vitalidade, prazer, criatividade, afetividade e transcendência». «É uma proposta, através da vivência, a encontrar as pautas internas para viver, desenvolvendo o máximo das suas competências pessoais», explica a organização através de comunicado.

«A Biodanza é, pois, um caminho de reencontro com a vida, o qual eleva a qualidade da saúde, desenvolvendo potenciais herdados geneticamente, reforçando a identidade e restabelecendo o vínculo afetivo com a própria pessoa, com o outro e com a natureza. Procura-se que todo o movimento em Biodanza seja integrado, isto é, que exista uma união coerente entre sentimentos, pensamentos e ações, assente na crença de que a afetividade é a mola propulsora de toda a evolução do indivíduo, desde a etapa intrauterina até a maturidade», frisa o mesmo documento.